Desde ontem eu estava ensaiando sobre o quê seria o primeiro post nesse novo blog. Pensei em explicar as razões de eu tê-lo criado, o que motivou o seu nome e qual seria o tipo de conteúdo que as pessoas poderiam encontrar aqui. Mas deixemos isso para depois :-)

Hoje, enquanto assistia a um vídeo enviado por um amigo, há mais de 1 ano (e, gentilmente, reenviado ontem :-P ), preparava o meu almoço, respondia a alguns e-mails e fuçava no wordpress, um novo assunto, para o post inicial, ocupou a minha mente. Esse seria, provavelmente, um dos melhores conselhos isolados que eu daria a mim mesmo (e a outros): Saia da sua zona de conforto. Pelo amor de Deus, disponha-se a conversar com pessoas que trabalhem em outras áreas, que realizem outras atividades e que pensem de forma diferente de você!!!

Ao longo desses mais de 11 anos trabalhando com TI (desenvolvimento de sistemas), eu me enchi de conversar com pessoas que realizam as mesmas atividades que eu, que ocupam mais ou menos o mesmo cargo e que pertencem ao mesmo meio “corporativo”. Realmente não tenho mais a menor paciência para os mesmos rituais, as mesmas reclamações, os mesmos problemas e as mesmas discussões! Ah! Discutir por discutir: O maior desperdício possível de energia criativa. Motivado por minha resposta malcriada a um último e-mail e por outras tantas atividades executadas ao mesmo tempo, forcei-me a recordar qual era o tipo de conversa/discussão que me agradava, com quem e por quê. Estranhamente a maioria delas envolvia pessoas de outras área de atuação e que estavam a me explicar como o seu negócio ou o seu trabalho funcionava. De quebra ainda me lembrei de uma das partes mais interessantes (e negligenciadas) do processo de desenvolvimento de software: A análise de negócio!

Qual é o objetivo de toda essa minha divagação? Um só: O de dizer para você sair da sua bolha! Converse com pessoas diferentes. Entenda como funcionam áreas completamente distintas da sua. Pense de outra forma. Conheça novos problemas. Mude de opinião. Adquira novas habilidades. Tente realizar outras atividades ou realizar as mesmas atividades de uma outra maneira. Quebre a cara. Encontre novas soluções. Use, na sua área de atuação, as ferramentas e conhecimentos adquiridos em outras áreas. Diferencie-se. Saia do “roteiro” diário. Ouse um pouco mais.