Feliz 2012!

Tenho algumas LTNs (o que é isso? Leia aqui) que venceram hoje. Como é de praxe, fui analisar quais investimentos de baixo risco seriam a melhor opção a partir de agora. Bom, “descobri” quais são as piores opções.

De acordo com o portalbrasil.net, o acumulado do IPCA, nos últimos 12 meses, foi de 6,64%. O IPCA é o índice oficial de inflação do País.

De acordo com a tabela de rentabilidades do Itaú, no mesmo período a poupança rendeu 7,5%.

Ou seja, por uma diferença 0,86% (7,5% – 6,64%) ao ano, a poupança mal está conseguindo manter o poder de compra do seu dinheiro. De forma grosseira isso significaria dizer que se você tivesse dinheiro suficiente para comprar 3 pãezinhos e usasse a poupança como forma de investimento, ao final de 1 ano teria dinheiro para comprar os mesmos 3 pãezinhos :-|

Ótimo, não? Bom, se gosta de ser um tolo, está excelente!
O objetivo de qualquer forma de investimento é fazer o seu dinheiro “crescer” ao longo do tempo. Para isso, o mínimo esperado é que a rentabilidade supere a inflação por uma margem significativa. Se o rendimento líquido mensal, já descontado o IR, do investimento que você escolheu mal estiver superando 0,52% (IPCA mensal em nov/2011), você está fazendo um péssimo negócio.