Estamos sempre tentando repetir as experiências boas que tivemos e tentando evitar repetir as ruins.

Enquanto esse comportamento faz todo o sentido do mundo, tanto racionalmente quanto instintivamente (afinal de contas, se você tomou choque uma vez, ao colocar o dedo na tomada, é de se esperar que vá tomar na próxima, também), questiono-me se não acabamos o estendendo a coisas complexas demais. Coisas que não têm um resultado só.

Por exemplo, se saltarmos (sem paraquedas) de um aviãozinho, a uma boa altura, o resultado será um só: a morte. Não importa quantas pessoas saltem do mesmo aviãozinho, à mesma altura, sem o equipamento adequado, o resultado será o mesmo.

Mas, saltando do mesmo aviãozinho, à mesma altura, equipado com um bom paraquedas (e sabendo usá-lo), um leque inteiro de possibilidades se abre. A morte continua entre elas (bem como quebrar as pernas ou aterrizar num local perigoso) :-P , mas um monte de coisas boas também podem acontecer:

  • Talvez você desfrute de uma vista maravilhosa;
  • Talvez você tenha um insight sobre um problema que estivesse tentando resolver há meses;
  • Talvez você “descubra” uma profissão/hobby (o paraquedismo, em si) que levará para a vida inteira;
  • Talvez você “se encontre”. Vai saber…

Estou dizendo para você saltar de paraquedas?

Não.

Estou sugerindo que você deva parar com esse comportamento de repetir e evitar, nos casos mais complexos, como as interações humanas, por exemplo?

Claro que não! Que porcaria eu sei? Na verdade, a menos que suas decisões afetem a mim ou a alguém que eu amo (ou que você seja um monstro), eu não estou nem aí para o que você faz da sua vida. Por mim, você pode até pular da ponte, agora ;-)

Escrevo essas divagações porque acho o nosso comportamento, o comportamento humano, “curioso” e ele me faz pensar sobre mais um tanto de coisas. Somos seres “engraçados”. Meio trágicos, meio cômicos.

 

PS: dedico este texto aos loucos e loucas, que, de tempos em tempos, acompanham-me nos pensamentos e nas conversas mais inusitadas da vida :-)